Perfil

Ezequiel Galvão Ferreira de Souza é o atual presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e deputado estadual eleito em 2014 com 54.438 votos. As principais bases políticas de Ezequiel Ferreira estão nas regiões do Seridó, Trairi, Mato Grande, Agreste e Grande Natal. Em Currais Novos, região Seridó, obteve a maior votação para deputado estadual na história do município, seu berço político.

O trabalho político do deputado Ezequiel Ferreira é marcado pela ética e pelo trabalho. Em seu primeiro mandato fez parte da Comissão de Constituição e Justiça; da Comissão de Administração, Serviços Públicos e Trabalho; de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Interior. Em seu quarto mandato Ezequiel mantem-se como um dos deputados mais atuantes, estando entre os parlamentares que mais apresentaram requerimentos e projetos de lei na Assembleia Legislativa nos anos de 2016 e 2015. No período de 2004 a 2007 foi, por quatro vezes consecutivas, o parlamentar que mais apresentou requerimentos e projetos de lei na Assembleia Legislativa.

Ainda no primeiro semestre de 2016 apresentou o projeto de lei que institui o selo de qualidade Sabor Potiguar, com objetivo de valorizar os produtos da agricultura familiar potiguar e a proposta que autoriza a Polícia a usar os carros retidos no pátio do Detran.

Ezequiel Ferreira também apresentou projetos visando à geração de emprego e distribuição de renda no meio rural. Dentre os quais, destaca-se a luta pela construção da Estrada da Produção, interligando toda Serra de Santana e possibilitando a escoação agrícola daquela microrregião. Também trabalha para revitalizar a cultura do algodão através de Projeto de Lei, em uma tríplice parceria entre Governo do Estado, empresas de beneficiamento e o produtor rural.

 

É autor da Lei 10.069, de 7 de junho de 2016, que dispõe sobre o Dia do Livro Infanto-juvenil; Lei 10.068, de 3 de junho de 2016, que dispõe sobre a inclusão dos conteúdos de cidadania, ética e política na rede estadual de ensino; Lei 10.067, de 31 de maio de 2016, que institui a campanha “Outubro Rosa” no calendário oficial do Estado; Lei 10.062, de 23 de maio de 2016, que denomina de Governador Iberê Ferreira de Souza o Sistema Adutor Parelhas/Carnaúba dos Dantas; Lei 10.046, de 20 de janeiro de 2016, que dispõe sobre o Boletim Legislativo Eletrônico, veículo de comunicação, publicação e divulgação dos atos do Poder Legislativo do Estado do Rio Grande do Norte. E também das leis 8.800, de 22 de 02 de 2006; 8.581, de 07 de 12 de 2004; e 8.808, de 24 de fevereiro de 2006. Saúde, educação e segurança pública também são temas constantes na pauta do Parlamentar.

O deputado Ezequiel Ferreira de Souza foi eleito Parlamentar do Ano em 2015 contabilizando a

apresentação de 270 requerimentos e 30 Projetos de Lei. Foi o propositor de audiências públicas para discutir o combate à seca no Estado e encabeçou a luta pela adoção e campanha educativa de combate ao mosquito transmissor da zika e dengue.

 

O parlamentar é presidente do Comitê de Ações de Combate à Seca, presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo e integrante da Frente Parlamentar da Água e Frente Parlamentar de Incentivo do Setor Produtivo Rural.

 

O Deputado Ezequiel Ferreira foi o 2º vice-presidente da Mesa Diretora passada da Assembleia Legislativa, além de vice-líder do Governo. Obteve 34.228 votos em sua primeira eleição pelo Partido Trabalhista Brasileiro - PTB. Foi candidato à reeleição em 2006 pelo Partido da Mobilização Nacional - PMN, e o povo reconheceu o seu trabalho, dando um aumento de quase 3 mil votos em comparação a 1ª eleição, num total de 36.784 votos. Em 2010, o parlamentar obteve 51.842 votos, sendo o segundo deputado mais bem votado do Estado e em 2014, a sua votação cresceu para 54.438 votos, o que representou 3,28% da votação para deputado estadual. Ezequiel Ferreira é o 12º membro da família a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa, fazendo parte de uma família que há muitos anos exerce liderança política no Rio Grande do Norte. É bisneto do ex-deputado Ezequiel Mergelino, que ocupou uma cadeira no legislativo estadual em 1910; sobrinho-neto do ex-senador e ex-deputado José Ferreira; é sobrinho-neto da ex-deputada Maria do Céu Fernandes, primeira Deputada eleita do Rio Grande do Norte; também sobrinho-neto do ex-governador e ex-deputado Cortez Pereira; primo de um dos mais brilhantes parlamentares que já passaram pela Assembleia Legislativa, deputado Paulo de Tarso Fernandes; e primo do ex-governador do Rio Grande do Norte Iberê Ferreira; e filho do ex-deputado e ex-presidente da Assembleia Legislativa Dr Ezequiel José Ferreira de Souza.